Scroll Top

Blog Seu orçamento

Pagar à vista ou em parcelas?

Chega o início do ano, e a dúvida que persegue a humanidade desde o início dos tempos ataca novamente: devo pagar o IPVA e o IPTU à vista ou a prazo? A mesma dúvida ocorre ao longo de ano, em várias ocasiões.

Acabaram-se os seus problemas! O Vigilantes do Orçamento vai disponibilizar para você uma calculadora simples e fácil de usar, que lhe ajudará a tomar a decisão. Veja um exemplo a seguir:

a vista ou parcelado

A primeira escolha refere-se à sua situação financeira: se você tiver dinheiro para pagar a sua obrigação à vista, deve escolher “tenho dinheiro aplicado e posso pagar à vista”. Caso contrário, se você for tomar dinheiro emprestado, ou usar o cheque especial, escolha “vou pegar dinheiro emprestado”. Se você escolheu esta última opção, abrirá uma outra escolha, onde você deve selecionar de onde você vai pegar dinheiro emprestado: cheque especial/cartão de crédito, crédito pessoal ou crédito consignado. A calculadora já tem embutida a taxa média desses tipos de empréstimo, além da rentabilidade de uma aplicação conservadora.

Nas próximas três células você vai colocar o valor à vista da obrigação, o valor de cada parcela e o número de parcelas. Por fim, escolha entre pagamento da 1a parcela “um mês depois do pagamento à vista”, se a 1a parcela for feita apenas um mês depois da data do pagamento à vista. Se, por outro lado, o pagamento da 1a parcela se der no próprio dia do pagamento à vista, escolha “no dia do pagamento à vista”. Em São Paulo, por exemplo, o pagamento da primeira parcela do IPTU e do IPVA se dá no próprio dia do pagamento à vista.

Introduzidos todos estes dados, você obtém a resposta: a taxa implícita na opção de pagamento, e, o mais importante, se vale a pena pagar antecipadamente, ou parcelar. Neste exemplo, vale mais a pena pagar parceladamente.

Crédito do thumbnail: Free Digital Photos / Feelart
Gostou? Compartilhe aqui!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.