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Como fazer um orçamento

2. Organizando as suas contas

Chamamos de contas todos os “bolsos” de onde o seu dinheiro sai. Tipicamente, um orçamento tem as seguintes contas:

1. Carteira: onde você administra as suas despesas em dinheiro vivo.

2. Conta corrente: é a sua conta bancária.

3. Cartão de crédito

4. Contas de investimento: onde você controla os seus investimentos. Podem ser Fundos de Investimento, PGBL/VGBL, Tesouro Direto, uma Carteira de Ações, CDB, etc.

5. Contas de dívidas: onde você controla o tamanho de suas dívidas. Pode ser Financiamento Imobiliário, do automóvel, ou qualquer outra dívida.

O tamanho do seu patrimônio é dado simplesmente pela soma dos saldos de todas as suas contas. No YNAB4 estes saldos ficam visíveis o tempo todo do lado esquerdo da tela, como podemos observar na figura a seguir:

Contas

Note que, no exemplo acima, o patrimônio é negativo por conta do Financiamento Imobiliário. Ou seja, você deve mais do que o que você tem hoje. Neste caso, isto não deve nos preocupar, pois se trata de uma dívida de longo prazo, que será paga (se Deus quiser!) com as suas receitas futuras.

Neste ponto, o YNAB4 faz uma distinção bastante útil, dividindo as contas entre Budget Accounts – Contas de Orçamento e Off-Budget Accounts – Contas fora do Orçamento. As Contas e Orçamento são aquelas que você usa no seu dia a dia: o seu dinheiro vivo, a sua conta corrente, o seu cartão de crédito, os seus investimentos de curto prazo (liquidez). Já as Contas fora do Orçamento são aquelas que não entram no seu dia a dia: são os investimentos de longo prazo (ex.: aposentadoria), financiamentos de longo prazo (ex.: imobiliário), FGTS, etc. Se você ficar na dúvida em como classificar uma conta, faça-se a seguinte pergunta: vou pagar o supermercado com o dinheiro que sai dessa conta? Se a resposta for positiva, deve ser uma Conta de Orçamento. Caso contrário, trata-se de uma Conta fora do Orçamento. Você deveria preocupar-se se a soma dos saldos de suas Contas de Orçamento estiver negativa…

Você deve criar uma conta para cada bolso. Assim, se você tiver duas contas correntes, deve criar uma conta para cada uma. O mesmo para cartões de crédito, contas de investimento, etc. Você vai controlar o saldo de cada uma dessas contas separadamente.

Outras contas menos comuns, mas que devem ser criadas se for o caso:

Vale Alimentação / Vale Restaurante / Vale Supermercado / Vale Combustível: qualquer fonte de renda que não entra na sua conta corrente deve ter uma conta própria

Conta em moeda estrangeira: se você envia dinheiro para o exterior por algum motivo (ex.: filho estudando no exterior), você deve criar uma conta para controlar estes valores.

– Cheques pré-datados: esta não é uma conta de criação obrigatória, uma vez que cheques afetam a sua conta corrente (conta esta que já foi criada). Mas é útil para você controlar o tamanho do seu patrimônio, uma vez que cheques passados já são despesas feitas. Veremos este ponto melhor no post específico sobre cheques pré-datados.

Confira a seguir um vídeo com um treinamento completo sobre criação e administração de contas.

Se você quiser adquirir o YNAB4, basta clicar no botão abaixo:

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(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

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