Scroll Top

Como fazer um orçamento

0. O programa que eu uso: You Need a Budget

Há muitos e bons softwares de controle de orçamento doméstico no mercado. Depois de testar vários, acabei escolhendo o You Need a Budget (YNAB4). Por que?

  1. Para quem está acostumado a controlar orçamento com planilha Excel, o YNAB4 é uma extenção natural. O seu layout lembra muito uma planilha, mas completamente automatizada. O processo de entrada de dados e de visualização de resultados é totalmente transparente, você vê o resultado na medida em que vai entrando os dados. Como em uma planilha Excel.
  2. É um software simples, espartano, só tem o que realmente importa.
  3. Seu layout é bonito, agradável.
  4. Possui um módulo de entrada de dados via iPhone ou Android. Bastante útil para entrar lançamentos na medida em que ocorrem, facilitando o processo de controle.
  5. Faz back-up na nuvem, de modo que o usuário pode usar o software em qualquer computador.
  6. O software é residente na sua máquina. Isso me agrada particularmente, pois softwares na nuvem, por melhor que sejam, têm as suas limitações de desempenho. Além disso, e isso é o mais importante, o software é seu, independentemente da empresa que o vendeu. Se amanhã a empresa que disponibiliza o software na nuvem resolve fechar as portas, você fica a ver navios, tendo todo o trabalho de transferir os seus dados para outro programa, além de ter que aprender a mexer com um novo software. E não se trata de uma possibilidade remota: a poderosa Microsoft, por exemplo, descontinuou o Money, que era um campeão de vendas, simplesmente porque não era rentável para a empresa. Quantas dessas empresas que disponbilizam software de controle de orçamento na nuvem são rentáveis e vão durar para sempre?
  7. Se você domina o inglês, eles têm um suporte espetacular.

Como todo software, tem também os seus pontos negativos:

  1. O software não é simplesmente um software. Ele está “amarrado” com uma determinada metodologia de controle de orçamento. Assim, algumas funções têm sua origem na metodologia, enquanto outras faltam porque a metodologia não permite. Quem, como eu,  não quer seguir a metodolgia, precisa fazer algumas adaptações.
  2. O software é residente (você precisa baixá-lo na máquina que você usa). Acho isso mais uma desvantagem do que uma vantagem, dado que você não consegue usar o software em qualquer máquina sem precisar baixá-lo. No entanto, o fato do software ser residente o torna mais rápido e bonito.
  3. Para fazer back up na nuvem é preciso ter uma conta no Dropbox. Para quem não conhece, Dropbox é um excelente software de backup na nuvem, e que eu também uso. O problema está em obrigar o usuário a assinar outro serviço para ter acesso ao backup na nuvem. Por outro lado, pode ser uma boa oportunidade para você conhecer este ótimo serviço. E para até 2 MB de armazenagem é de graça, o que dá e sobra para usar o YNAB4.
  4. É em inglês, lingua com a qual nem todos têm intimidade. Mas se você não pretende ler todos os treinamentos disponibilizados pelo YNAB4 (e são muitos!), isso não deve ser um problema. Além disso, vou aqui usar o software para aplicar os conceitos de controle de orçamento, de modo que você não precisa saber inglês para usá-lo.
  5. É pago. Custa US$ 60, sem mensalidades. Eu particularmente prefiro pagar pelos produtos que uso, mas reconheço que nem todos pensam como eu. Acho que, como ninguém dá nada de graça a ninguém, você sempre acaba pagando. Prefiro saber como.

Se você quiser adquirir este software, clique no botão abaixo.

Eu quero o YNAB4!

(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

Gostou? Compartilhe aqui!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Olá!
    Parabéns pelo artigo!

    Utilizo o YNAB a anos e confesso que não consigo mais viver sem. Gosto da iniciativa de divulgar o YNAB no Brasil pois acredito que possa ajudar muita gente.
    Escrevi um artigo em meu site sobre o uso do YNAB também. Talvez lhe interesse e agradeço se puder dar uma olhada e me dizer o que achou.

    http://www.distracoes.com/mctl

    Continue o excelente trabalho!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.