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Como fazer um orçamento

1. Classificando suas despesas

Organized closet

Você já tentou encontrar uma roupa em um armário bagunçado? O que seria uma tarefa simples transforma-se em uma saga que pode durar horas. Não é diferente quando se trata de suas finanças. Se você não classificar as suas despesas, provavelmente não conseguirá sequer saber onde está gastando o seu dinheiro. Quando está sobrando, não faz falta. Mas quando está faltando (e este é o caso na maior parte das vezes), saber o destino do seu dinheiro torna-se fundamental.

Neste artigo, vamos entender como classificar as despesas. Usaremos o software You Need a Budget para desenvolver os exemplos. Você pode comprar este software clicando no botão a seguir:

Eu quero o YNAB4!

(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

Categorias e Contas

As despesas devem ser classificadas em categorias. As categorias descrevem onde você gasta o seu dinheiro. Alguns exemplos clássicos de categorias:

  • Alimentação
  • Educação
  • Transporte
  • Saúde

A classificação das despesas em categorias pode exigir um detalhamento maior. Assim, poderíamos classificar a categoria transporte em várias sub-categorias:

Transporte

  • Combustível
  • Ônibus
  • IPVA

Poderíamos querer ter um nível ainda maior de detalhamento:

Combustível

  • Automóvel 1
  • Automóvel 2

Ou uma categorização diferente. Por exemplo:

Automóvel 1

  • Combustível
  • Oficina

Automóvel 2

  • Combustível
  • Oficina

Observe que, na primeira classificação, o foco é nos gastos com combustível, independentemente do automóvel. Já na segunda categorização, o foco é nos gastos com cada automóvel. Tanto faz a escolha, o que importa é classificar de algum modo que faça sentido para você.

O critério para classificar as suas despesas em categorias e sub-categorias deve seguir as suas necessidades de detalhamento. Se a você não interessa saber quanto você gasta de combustível em cada automóvel, simplesmente esqueça estas sub-categorias. Também importa para este definição o quanto as sub-categorias ajudam na previsão dos gastos futuros. Se a separação entre os automóveis ajudar nesta previsão, então o melhor será dividir.

Um outro ponto importante é como classificar as despesas. Por exemplo: digamos que você foi a um restaurante, e parou o carro em um estacionamento. Este gasto pode ser tanto classificado em Transportes, como também em Alimentação Fora de Casa, que foi o objetivo do estacionamento. Qual o correto? Não há uma resposta definitiva. O importante é você escolher um critério, e respeitar este critério ao longo do tempo.

Se você não sabe por onde começar nesta categorização, vai a seguir uma sugestão. Comece com ela, e vá modificando ao longo do tempo, com base em sua própria experiência. O YNAB4 é um programa que permite modificar facilmente as categorias e sub-categorias.

Lista de contas

O YNAB4 sugere uma outra forma de classificar as suas despesas, também interessante, de acordo com a natureza da despesa (se são despesas regulares, não regulares, etc). Seria mais ou menos o seguinte:

Categorias YNAB

No vídeo a seguir, explicamos detalhadamente como criar e administrar categorias no software YNAB4.

 

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