Scroll Top

Como fazer um orçamento

3. Administrando seus gastos em dinheiro vivo

Os gastos em dinheiro vivo não são, provavelmente, a maior fonte das suas despesas. Mas com certeza são os gastos sobre os quais você tem menos informações. Ao contrário dos cheques e do cartão de crédito, o dinheiro vivo sai da sua carteira e desaparece sem deixar vestígios. E isto é muito perigoso para o controle do seu orçamento. Como resolver este problema?

A primeira alternativa é simplesmente limitar o uso de dinheiro vivo nos seus gastos. O valor em dinheiro fica irrelevante, e basta lançá-lo no seu orçamento sob uma categoria genérica. Por exemplo: “despesas em dinheiro”. Você não sabe onde gastou esse dinheiro, mas não importa muito, pois o montante não é relevante. Esta alternativa, porém, muitas vezes não é possível de ser implementada, por dois motivos:

  1. Vários gastos grandes muitas vezes são feitas em dinheiro. Por exemplo, o pagamento de empregada doméstica ou faxineira.
  2. Muitas pessoas gostam de separar o dinheiro para gastos futuros em envelopes, pagando depois essas despesas com o dinheiro guardado. Apesar do uso do YNAB4 permitir substituir essa metodologia, para aqueles que preferirem mantê-la é fundamental classificar as despesas.

Considerando então os dois pontos acima, uma segunda alternativa seria anotar apenas os grandes gastos em dinheiro, classificando os pequenos em uma única categoria “gastos em dinheiro”. Claro, isso vale se esta categoria não ficar muito grande (algo como 5% dos seus gastos). Caso isso ocorra, vejamos o que deve ser feito.

Para quem quer ter controle total sobre os seus gastos em dinheiro (o que eu recomendo fortemente), há duas alternativas. A primeira é anotar tudo em uma folha de papel, e depois passar para o controle do YNAB4. A segunda é usar o aplicativo do YNAB4 para iPhone, Android ou Kindle Fire. No final deste artigo você encontrará um vídeo com uma explicação detalhada do uso deste aplicativo.

Uma última observação antes de passarmos para o vídeo: os gastos em dinheiro vivo saem da conta Carteira. Portanto, é preciso ter dinheiro na Carteira para gastar. O dinheiro chega na carteira de duas formas: ou você recebe os seus rendimentos em dinheiro, ou você saca dinheiro de sua Conta Corrente. Veremos estas duas formas também no vídeo a seguir.

Se você quiser adquirir o software YNAB4, basta clicar no botão abaixo:

Eu quero o YNAB4!

(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

 

 

Gostou? Compartilhe aqui!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.