Scroll Top

Como fazer um orçamento

8. Acompanhando os seus investimentos

Há basicamente dois tipos de investimentos: os de curto prazo e os de longo prazo.

Os investimentos de curto prazo servem apenas para não deixar o seu rico dinheirinho do dia-a-dia dormindo no colchão. O objetivo desse tipo de investimento é de, pelo menos, proteger o seu poder de compra. Já os investimentos de longo prazo são aqueles que buscam algum ganho além da inflação ao longo do tempo, e servem para objetivos específicos: trocar o carro, dar entrada em um apartamento, fazer uma poupança para a aposentadoria.

Qual deveria ser o montante investido com o objetivo de curto prazo? Varia muito, não há uma resposta certa. Vai depender da estabilidade de seus ganhos (quanto maior, menor a necessidade de recursos no curto prazo) e do seu grau de insegurança (quanto maior, maior será esta necessidade). Como regra geral, e que deve ser adaptada ao seu caso, seria interessante manter seis meses de despesas como colchão. Mas não guardado no colchão! Investido em modalidades de curto prazo, como a Caderneta de Poupança, Fundos DI, CDBs DI com liquidez diária ou LFTs do Tesouro Direto.

Já para os investimentos de longo prazo, as alternativas são muito mais variadas, indo desde fundos e títulos públicos mais conservadores até fundos multimercados e ações, além de imóveis e outras modalidade menos votadas. Montar uma carteira de investimentos de longo prazo requer algum conhecimento e orientação, e está fora do escopo deste pequeno artigo. O nosso objetivo aqui é apenas mostrar como incluir os seus investimentos no controle do seu orçamento doméstico, de modo a que você consiga programar os desembolsos e contabilizar os rendimentos recebidos.

Veja no vídeo a seguir como fazer isso no software YNAB4.

Se você quiser adquirir o software YNAB4, clique no botão abaixo:

Eu quero o YNAB4!

(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

 

Gostou? Compartilhe aqui!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.