Scroll Top

Como fazer um orçamento

6. Cheques pré-datados e carnês

Os cheques pré-datados e os carnês, ao lado do cartão de crédito, são a típica fonte de confusão em qualquer orçamento doméstico. É muito comum passar cheque pré-datado, anotar no canhoto e esquecer de controlar. A dívida no carnê frequentemente também não é lembrada no momento de se fazer o orçamento. Resultado: estouro de conta e juros do cheque especial. Com o software YNAB4 este controle será natural.

A lógica que eu uso é considerar o cheque pré-datado e a despesa no carnê como uma despesa já feita. Ou seja, trata-se de uma dívida que você vai precisar pagar de qualquer jeito. Funciona como uma compra com cartão de crédito: já deve entrar no seu fluxo de caixa futuro. Portanto, o registro deve ser feito como uma despesa já realizada, e que, portanto, deve influenciar o seu orçamento. De resto, o mecanismo para registrar e controlar os seus cheques pré-datados e os pagamentos do carnê é o mesmo que vimos no Treinamento #4 – Controlando a sua conta corrente.

Veja no vídeo a seguir um treinamento básico do registro de seus cheques pré-datados e de suas compras no carnê.

Se você quiser comprar o YNAB4, clique no botão a seguir:

Eu quero o YNAB4!

(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

 

Gostou? Compartilhe aqui!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.