Scroll Top

Como fazer um orçamento

5. Administrando seu cartão de crédito

O cartão de crédito, ao lado do cheque especial, é o grande bicho-papão das suas finanças. Pelo menos, é isso o que dez entre dez consultores de finanças pessoais dizem. Nós mesmos, aqui no blog, falamos sobre o assunto nos artigos Cartão de Crédito: brincando com fogo, As taxas de juros do cartão de crédito, Cartão de Crédito: modos de usar e Cartão: use com moderação. Mas será mesmo?

Cartões de crédito são muito úteis: permitem adiar o pagamento de despesas até uma determinada data, sendo bem convenientes para organizar os pagamentos de suas despesas. No entanto, o usuário de cartões de crédito pode acabar afundando na falsa sensação de riqueza que o cartão proporciona e na falta de controle dos seus gastos, o que acaba levando-o a usar a única função que não pode ser usada no cartão de crédito: o crédito. Seria uma pena abrir mão das vantagens que o cartão proporciona por simples falta de controle.

Portanto, controlar muito de perto os gastos com cartão é fundamental. Para isso, você precisa acompanhar os gastos do cartão da mesma forma que você o faz com o seu dinheiro vivo ou o cheque. As despesas feitas com cartão devem ser meticulosamente regsitradas e comparadas com o previsto no seu orçamento. Ou seja, não gastar com o cartão o que você não gastaria em dinheiro vivo.

Administrar o seu cartão de crédito com o YNAB4 permite aproveitar as vantagens do cartão sem perder o controle. É muito simples: basta lançar todos os gastos do cartão no software. O único ponto de atenção é a data do lançamento: eu prefiro controlar pelo fluxo de caixa, ou seja, quando aquela despesa efetivamente será paga. Assim, no momento de lançar a transação, utilize a data de pagamento do cartão, e não a data da transação. Dessa forma, todo aquele dinheiro que você deve no cartão aparecerá, no seu orçamento, na data em que são devidos.

O vídeo a seguir traz um pequeno treinamento do uso do YNAB4 para registrar suas despesas feitas com o cartão de crédito.

Se você quiser adquirir o YNAB4, clique no botão a seguir:

Eu quero o YNAB4!

(Atenção: foi lançada uma nova versão do YNAB4, chamada simplesmente de YNAB. O treinamento deste site foi desenhado para o YNAB4, e não para a nova versão).

 

Gostou? Compartilhe aqui!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.